Como evitar coronavírus? Lave as mãos

O hábito de lavar as mãos precisa ganhar mais destaque entre os brasileiros

Coronavírus é o assunto do momento na área da Saúde. O Ministério da Saúde atualiza informações diariamente a respeito da situação do coronavírus no Brasil. O que os brasileiros querem saber é: como evitar o coronavírus? Chama a atenção, como uma das respostas para essa complexa pergunta, a seguinte entrevista do infectologista da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Edmilson Migowski. O especialista falou ao Jornal da Globo, na TV Globo, e afirmou: o brasileiro precisa lavar mais as mãos.

  • "Tradicionalmente o brasileiro toma muito banho. E lava pouco a mão. O apelo que eu faço é: diminui um banho por dia, e aumenta de 10 a 20 vezes a lavagem das mãos. Com isso já diminui muito a chance de adoecer", declarou o infectologista.

Além da lavagem das mãos, ele destaca a importância do isolamento ao falarmos sobre esse novo vírus, o coronavírus.

"Essa doença demanda um isolamento de contato. Demanda um isolamento respiratório. E nem todo hospital no Brasil tem uma UTI, por exemplo, com esse isolamento respiratório. Então o que eu queria ver nesse momento é as autoridades dizendo - temos meia dúzia de leitos aqui, acolá, que são preparados para receber esse tipo de paciente, com filtro de ar específico, com equipamento, com tudo estruturado", acrescentou Edmilson Migowski na entrevista.

Assista abaixo ao vídeo do Ministério da Saúde que ensina como devemos lavar as mãos corretamente. Esfregue bem as palmas das mãos, esfregue entre os dedos. Lavar as mãos é ato reconhecido pela Organização Mundial da Saúde, a OMS, como um dos principais instrumentos contra epidemias. Como o coronavírus, por exemplo.

O que é coronavírus humano e animal?

Os coronavírus, conhecidos pela sigla CoV, são uma família viral, conhecidos desde os anos 60. Eles causam infecções respiratórias em seres humanos e também em animais.

 

Infecções por coronavírus causam doenças respiratórias. Há coronavírus que podem causar síndromes respiratórias graves, como a síndrome respiratória aguda grave, a chamada SARS, que em inglês significa Severe Acute Respiratory Syndrome.

 

Os sintomas do coronavírus são os seguintes: coriza, tosse, dor de garganta e febre. As informações estão destacadas pelo Governo Federal no site do Ministério da Saúde. São dicas para nos informarmos e conhecermos mais detalhes.

Coronavírus em 2020

A notícia que se espalha em 2020 tem relação com o 2019-nCoV, o vírus que causa febre, tosse, falta de ar e dificuldade em respirar.

 

Autoridades da China e da Organização Mundial da Saúde, a OMS, informam que a infecção é um coronavírus.

 

Mas o que causa o coronavírus? Pode ser um resfriado. Pode ser a morte. O vírus que ganha destaque em 2020, por enquanto, está no meio termo dessas duas realidades.

Como coronavírus é transmitido?

De acordo com informações divulgadas por autoridades na China, há casos de transmissão de uma pessoa para outra. A maior preocupação fica com os novos vírus que infectam pulmões.

Coronavírus no Brasil

Mas e o no Brasil? Já informamos acima as informações do Ministério da Saúde em 22/01. Vale acrescentar que, de acordo com o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, não havia nenhum caso suspeito por aqui. Atualize-se com as notícias no site do Ministério da Saúde.

 

Fique de olho nas últimas notícias sobre coronavírus para se atualizar com as novas descobertas a respeito deste vírus que vem preocupando moradores do mundo inteiro.